Comunicação Sustentável

Pesquisas, ideias e reflexões sobre o paradigma da sustentabilidade

Desarrollo Sostenible

O que é comunicação sustentável?

A comunicação sustentável é aquela que tem como objetivo principal acompanhar, facilitar e promover formas sustentáveis ​​de desenvolvimento humano para sociedades sustentáveis. Promove os valores de sustentabilidade, diálogo, identidade, transparência, legitimidade e governabilidade; cria comunidade e aumenta a sustentabilidade do sistema como um todo.

A mídia é um moderador social de primeira classe e pode ser utilizada como um importante instrumento de controle capaz de investigar e denunciar ações inadequadas do poder público, bem como educar, conscientizar e mobilizar ações em defesa dos problemas ambientais. A sociedade fiscaliza as organizações por meio da mídia para analisar suas ações e decidir se renova ou não sua licença social para operar. Já não é suficiente fazer bem as coisas, mas também é preciso torná-las conhecidas.

O que não está na arena da mídia não é de domínio público, portanto, praticamente deixa de existir. Além desse problema, a opinião pública considera que o que se transmite pela mídia e pela interação social é realidade, e que também é verdade, não sabendo que basta olhar, ouvir, ler e se relacionar com os meios de saber o que eles dizer sobre a realidade.

Hoje, esse problema se espalhou a tal ponto que muitos teóricos argumentam que vivemos na era da democracia persuasiva, em que instituições e operadores políticos e comunicacionais operam na opinião pública por meio da persuasão e da manipulação, sem a busca da verdade ou da honestidade intelectual. muitos..

O jornalismo e a mídia são a ferramenta fundamental para divulgar, informar, educar, sensibilizar e defender a população sobre todos os fatos e acontecimentos que ocorrem diariamente no mundo, mas também devem coletar os problemas da sociedade. Ou seja, devem unir forças para construir uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, pois a "sustentabilidade" é um imperativo ético e moral.

A introdução do conceito de desenvolvimento sustentável no cenário internacional surge em 1987 em um relatório das Nações Unidas e afirma que todos os habitantes do planeta têm direito a um meio ambiente saudável e equilibrado, adequado ao desenvolvimento humano e às atividades produtivas que satisfaçam os atuais. necessidades sem comprometer as gerações futuras. Esse direito deve ser garantido pelas autoridades, bem como pelo direito à informação e à educação ambiental, mas a mídia impressa também deve ser rigorosa com as informações que publica. A espécie humana é a que mais tem capacidade de manipular e ajustar o meio ambiente às suas necessidades. O impacto humano no meio ambiente está se acelerando cada vez mais devido à pressão demográfica, ao desenvolvimento tecnológico, ao aumento do consumo e à mobilidade associada. Nossa pegada ecológica aumenta cada vez mais devido ao nosso atual modelo de desenvolvimento. É então que nos vemos obrigados a enfrentar a complexidade desses fenômenos de uma perspectiva sistêmica e integrativa que até então havia sido considerada independente.

Para definir, promover e desenvolver políticas de desenvolvimento sustentável, é necessário avaliar, medir e modelar a sustentabilidade de forma a estudar as diferentes sensibilidades dos elementos que constituem o sistema e, assim, fornecer ferramentas de planeamento e de poder de decisão.

O conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu e complementou as dimensões econômica, ambiental, social e institucional. Nesse sentido, a medição e a modelagem da sustentabilidade tornam-se ferramentas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.

É aqui que os meios de comunicação desempenham um papel fundamental, como vetor de divulgação, intercâmbio, educação, sensibilização e informação para os diversos níveis responsáveis ​​pela gestão deste desenvolvimento. A informação é um direito de todos os cidadãos, conforme afirma o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão; Este direito inclui o direito de não ser incomodado por suas opiniões, de investigar e receber informações e opiniões, e de divulgá-las sem limitação de fronteiras, por qualquer meio de expressão ”. As autoridades devem prover e garantir este direito.